Quando escrever um livro

A inspiração é o ingrediente-chave para escrever um livro best-seller

Os livros foram feitos para ser escritos, publicados e vendidos.

Os melhores livros de todos os tempos têm sido escritos em momentos cruciais da história das civilizações, ou nas datas mais importantes da vida de homens e mulheres.

Os escritores deixam-se inspirar pela vida, pelos seres humanos, pelos animais, natureza e objectos.

Mas, haverá uma hora especial do dia para escrever um livro?

A resposta é “sim”. Mas, há mais. Os livros resultam de um desejo de partilha de ideias, crenças, conhecimentos e sentimentos.

O “gatilho” para os escritores de livros é muitas vezes um acontecimento emocional – nascimento, morte, mudança, trauma – ou um evento racional – para ensinar, para marcar a história, partilhar conhecimento, etc.

Se está prestes a escrever o primeiro livro da sua vida, procure sentir qual o momento certo para agarrar a caneta ou bater o teclado do computador.

Os Melhores Horários

Tecnicamente, e de um ponto de vista médico, escrever um livro é mais fácil logo após o café da manhã.

Os cérebros humanos estão “mais frescos” na parte da manhã, depois de uma boa noite de sono.

É mais fácil coordenar e gerir ideias com os primeiros raios de sol. Naturalmente, muitos conhecidos escritores laureados com Prémio Nobel já afirmaram que a noite é o melhor momento para escrever um livro. Pode ser.

Escrever um livro ao final da noite é algo inspirador para muitos escritores de best-sellers e amantes de livros.

O silêncio e a escuridão da noite são regularmente citados como os melhores momentos do dia para produzir um livro apaixonante.

O exercício físico regular, bem como boas práticas alimentares, ajudam ao foco na tarefa da escrita.

Procure igualmente conseguir uma agenda flexível para manter o ritmo de escrita bem vivo. Não vai querer forçar a inspiração, mas o pragmatismo e eficácia são regras muito importantes.

Tempo de Escrita

Definir um tempo certo também pode ser útil, a menos que esteja realmente embalado nos afazeres das letras.

Planear sessões de 45 minutos de escrita, intercalados por pausas de 10 minutos, é um bom conselho. Escrever um livro não deve ser uma maratona desgastante.

As palavras e os caracteres vão começar a fluir.

Se está a escrever uma novela, um romance, um livro de ficção histórica ou uma biografia, certifique-se que cumpre algumas regras.

Socializar com a família e os amigos, passear o cão e dormir sete horas são algumas obrigações fundamentais.

No dia seguinte, antes de iniciar sua sessão de escrita, dê uma olhadela rápida pelas frases escritas no dia anterior, de forma a ligar-se com as ideias mais frescas.

A inspiração para escrever livros é apenas uma questão de tempo.

Como escrever um livro

Aprenda os passos básicos para se tornar um best-seller

Escrever um livro envolve o trabalho e método. Os novos escritores levantam sempre a mesma questão: como se escreve um livro?

Felizmente, a escrita é algo acessível a qualquer pessoa. Um livro é uma colecção de ideias, memórias, pensamentos e emoções.

Há muitas maneiras de conseguir colocar um livro novo nas prateleiras das livrarias mais importantes do mundo.

Para começar a escrever um livro, não precisa de um título, índice ou sumário. Pode começar a escrever simplesmente porque teve algumas ideias interessantes.

Já pensei em começar por tirar algumas notas ou apontamentos?

Se está a tomar o primeiro café da manhã, comece a escrever alguns tópicos ou parágrafos completos.

A página branca de um livro pode ser escrita em qualquer lugar e a qualquer hora. Se não está com pressa para terminar o livro, deixe que o tempo inspire as suas próprias palavras.

Algumas pessoas preferem escrever frases curtas, de modo a que as ideias mais longas comecem a surgir mais tarde.

Também é muito importante acreditar no que está a fazer. Escrever um livro é sempre algo de muito pessoal, e as suas palavras expressam crenças.

Evite julgar-se a si mesmo e às suas palavras. Deixe a caneta fluir no papel.

Há um bom método para os escritores que gostam de organização e disciplina. Aqui estão os passos básicos para escrever um livro com um plano bem estruturado:

1. Encontre um título que represente a ideia geral e resuma o livro que quer escrever. Assim, já tem um título provisório para arrancar;

2. Escreva um breve resumo do livro que conte a história do seu trabalho em dois parágrafos;

3. Faça uma lista de vários capítulos e sub-capítulos que podem integrar o seu livro;

4. Comece a escrever as primeiras palavras e linhas do seu livro, desde o início da história;

5. Assim que o livro entre num bom ritmo de escrita, reveja o índice provisório e corrija o que achar que deve ser corrigido;

6. Gira os tempos de escrita. Tente identificar os melhores momentos para levar o livro para a frente. Depois do almoço? Ou será que a caneta flui melhor à noite?;

7. Nunca perca uma ideia. Mesmo ps piores momentos podem iluminá-lo com alguns novos pensamentos. Anote-os no computador, telemóvel ou moleskine;

8. Mantenha o ritmo de escrita. Se acha que se sente confortável ao escrever duas páginas A4 por dia, procure disciplinar-se para manter este ritmo de escrita;

9. Não estabeleça um número pré-definido de páginas para o livro. Não existe um número mágico. Menos pode ser mais;

10. Releia e reveja a primeira edição do livro, mas apenas uma semana depois de escrever a última frase.

O bloqueio de escritor só acontece na mente.

Sim, você pode escrever um livro e sim, você pode escrever um livro best-seller.

Avance e deixe fluir livremente as ideias. Um livro tem um começo e um fim.

Como publicar um livro

As vantagens da autopublicação e da edição clássica de livros

Acabou de escrever um livro e pretende publicá-lo?

Felizmente, existem duas excelentes formas de comercializar o seu novo livro: a autopublicação ou vender o seu livro a uma editora.

Hoje em dia é mais fácil vender o seu próprio livro. Os canais digitais foram melhorados e os leitores tradicionais estão a transformar-se em leitores de livros electrónicos, os designados eBooks.

Existem vários formatos digitais através dos quais o seu novo trabalho pode ser publicado. O mais simples é, claro está, texto corrido simples de processador, mas a sua obra merece melhor.

Formatos como .PDF, ePub, HTML, Mobipocket, Kindle, Multimedia eBook, Newton Book, eReader, Plucker e Post Script são capazes de alargar o número de leitores que vai ter, em diversas plataformas.

As vantagens da autopublicação são muitas. Se publicar o seu próprio livro, não vai ter rejeições de editoras comerciais, vai aumentar as receitas das vendas e poderá rapidamente colocá-lo no mercado.

A Amazon, por exemplo, criou uma editora online que pega no seu novo livro e comercializa-o em mercados mais vastos, chegando por isso a milhões de leitores electrónicos.

Em conclusão, a autopublicação permite controlar o conteúdo, a paginação, o design, o formato, o preço, os direitos, o marketing e a comunicação do seu mais recente livro.

Claro que haverá sempre a tradicional forma de publicação de livros, em que uma terceira parte é responsável por praticamente todo o processo de edição.

As editoras clássicas tratam de tudo. Além disso, tem o privilégio e o prazer de tocar num livro e nas suas páginas. Ver o seu livro nas estantes é sempre um momento emocionante.

As editoras de livros podem apresentar-lhe um cheque que funciona como vínculo e adiantamento sobre vendas futuras de livros.

A melhor maneira de conseguir uma boa editora é listar todas as empresas nacionais e entregar-lhes uma cópia do seu trabalho.

Posteriormente, analise as melhores ofertas e certifique-se de que está promovendo o seu livro numa grande variedade de canais, tais como jornais, revistas, televisões, redes sociais e blogues.

Tome uma decisão e torne-se um best-seller.