Citacao.net | O Site da Citações

Como escrever um livro



Aprenda os passos básicos para se tornar um best-seller


Escrever um livro envolve o trabalho e método. Os novos escritores levantam sempre a mesma questão: como se escreve um livro?

Felizmente, a escrita é algo acessível a qualquer pessoa. Um livro é uma colecção de ideias, memórias, pensamentos e emoções. Há muitas maneiras de conseguir colocar um livro novo nas prateleiras das livrarias mais importantes do mundo.

Para começar a escrever um livro, não precisa de um título, índice ou sumário. Pode começar a escrever simplesmente porque teve algumas ideias interessantes. Já pensei em começar por tirar algumas notas ou apontamentos? Se está a tomar o primeiro café da manhã, comece a escrever alguns tópicos ou parágrafos completos.

A página branca de um livro pode ser escrita em qualquer lugar e a qualquer hora. Se não está com pressa para terminar o livro, deixe que o tempo inspire as suas próprias palavras. Algumas pessoas preferem escrever frases curtas, de modo a que as ideias mais longas comecem a surfgi mais tarde.

Também é muito importante acreditar no que está a fazer. Escrever um livro é sempre algo de muito pessoal, e as suas palavras expressam crenças. Evite julgar-se a si mesmo e às suas palavras. Deixe a caneta fluir no papel.

Há um bom método para os escritores que gostam de organização e disciplina. Aqui estão os passos básicos para escrever um livro com um plano bem estruturado:

1. Encontre um título que represente a ideia geral e resuma o livro que quer escrever. Assim, já tem um título provisório para arrancar.
2. Escreva um breve resumo do livro que conte a história do seu trabalho em dois parágrafos.
3. Faça uma lista de vários capítulos e sub-capítulos que podem integrar o seu livro.
4. Comece a escrever as primeiras palavras e linhas do seu livro, desde o início da história.
5. Assim que o livro entre num bom ritmo de escrita, reveja o índice provisório e corrija o que achar que deve ser corrigido.
6. Gira os tempos de escrita. Tente identificar os melhores momentos para levar o livro para a frente. Depois do almoço? Ou será que a caneta flui melhor à noite?
7. Nunca perca uma ideia. Mesmo ps piores momentos podem iluminá-lo com alguns novos pensamentos. Anote-os no computador, telemóvel ou moleskine.
8. Mantenha o ritmo de escrita. Se acha que se sente confortável ao escrever duas páginas A4 por dia, procure disciplinar-se para manter este ritmo de escrita.
9. Não estabeleça um número pré-definido de páginas para o livro. Não existe um número mágico. Menos pode ser mais.
10. Releia e reveja a primeira edição do livro, mas apenas uma semana depois de escrever a última frase.

O bloqueio de escritor só acontece na mente. Sim, você pode escrever um livro e sim, você pode escrever um livro best-seller. Avance e deixe fluir livremente as ideias. Um livro tem um começo e um fim.




Escrita e Edição de Livros

Como escrever um livro
Quando escrever um livro
Como publicar um livro
Como organizar livros
Como fazer uma citação
Os melhores sites de autopublicação de livros