Citações de José Mourinho

A execução da autoridade vai-se esbatendo com o tempo e com a empatia que se cria. Uma pessoa chega e mostra quem é e o que pode fazer, afirma-se e estabelece regras. A liderança toda a gente deve senti-la e ninguém a ver.

Às vezes, vemos pessoas bonitas sem cérebro. Outras vezes, encontramos pessoas feias que são inteligentes. Como os cientistas. O meu campo é igual. É um pouco assim. Vistos de cima são uma desgraça, mas a bola rola a uma velocidade normal.

Como é que se diz batota em catalão? Barcelona é uma cidade cultural, com mutos teatros grandiosos e este rapaz aprendeu bem. Aprendeu a ser ator.

Cristiano joga sempre no limite da sua capacidade, dá tudo pela equipe. Não é como o outro.

É como ter uma manta que é demasiado pequena. Puxas a manta para cima para manter o peito quente, mas os pés ficam de fora. Eu não posso comprar uma manta maior porque o supermercado está fechado. Mas pelo menos a manta é feita de caxemira.

É so um golo. Tenham calma. Vamos comê-los em Atenas.

Estou preparado. Quanto maior a pressão, mais forte sou. Em Portugal dizemos que quanto maior for o barco, maior a tempestade. Por sorte sempre estive em grandes barcos. Agora estou no Real, que é considerado o maior barco do planeta.

Eu acho que ele é uma daquelas pessoas que é um voyeur. Ele gosta de observar as outras pessoas. Há uns homens que, quando estão em casa, têm um grande telescópio para ver o que acontece nas outras famílias. Ele fala, fala, fala sobre o Chelsea.

Eu não sou um provocador. Sou um trabalhador que trabalha muito, muito, muito, e como todos os que trabalham comigo trabalham muito, muito, muito, queremos respeito. Se temos respeito, perfeito. Se não, devo defender o meu grupo. Mas não sou um provocador.

Eu sou a nona pessoa mais importante do mundo, à frente do Obama? Em que lugar está a minha mulher? Tem que estar pelo menos em oitavo. Eu nem em minha casa mando.

Eu sou um treinador, não sou o Harry Potter. Ele é um mágico, mas no mundo real não existe magia. A magia é ficção e o futebol é real.

Isto é omeletes e ovos. Sem ovos, não há omeletes! Isto depende da qualidade dos ovos. No supermercado há ovos de classe um, de classe dois ou de classe três. Alguns são mais caros que outros e alguns fazem melhores omeletes. Quando os ovos de classe um estão no Waitrose e não podes ir lá, então tens um problema.

Londres voltou a ser uma cidade tranquila, agora que a grande ameaça está longe.

Medo, entre aspas, só de Deus. Sou um católico profundo, creio muito. Creio no Seu poder e da Sua justiça. Se tiver tranquilidade, saúde e alegria de viver, não tenho medo de mais nada.

Não diria que sou o melhor treinador que existe, mas estou no topo. Adoro essa frase.

Não importa a forma como jogamos. Se tu tens um Ferrari e eu tenho um carro pequeno, para te derrotar numa corrida tenho de te furar um pneu. Ou então pôr açúcar no depósito do combustível.

Não metemos um autocarro à frente da baliza, metemos um Airbus 340 e com as asas abertas.

Não preciso de dinheiro, nem de títulos, nem de prestígio. Não preciso de provar nada, só preciso de dar satisfação a mim próprio. Não preciso do Real para chegar a nível nenhum.

Não quero vencer a Liga Europa. Seria uma enorme desilusão para mim.

No meu país nós dizemos: The dogs bark and the caravan goes by.

Nós queremos seguir um sonho, isso é verdade, mas uma coisa é seguir um sonho e outra é seguir uma obsessão. Um sonho é mais puro do que uma obsessão. Um sonho tem a ver com o orgulho.

O Mundo é tão competitivo, agressivo, desgastante, egoísta e durante o tempo que passamos aqui temos que ser tudo menos isso.

Oito anos sem troféus, isso é um fracasso. É um especialista no falhanço. Se eu fizesse isso no Chelsea, eu deixava Londres e nunca mais voltava.

Os jogadores jovens são como os melões. Só quando abres e provas os melões é que tens 100% de certeza sobre se o melão é bom. Uma coisa é futebol jovem, outra é futebol profissional. A ponte é difícil de passar e eles têm de jogar e treinar connosco para saborearmos o melão.

Para mim, pressão é a gripe das aves. Sinto muita pressão por causa da situação na Escócia. Não tem piada e estou mais assustado com isso do que com o futebol. O que é o futebol comparado com a vida?
Penso que posso utilizar os meus contactos com a comunicação social para poder condicionar determinados pensamentos.

Por favor, não me chamem arrogante só porque digo a verdade. Mas eu sou campeão europeu e penso que sou especial.

Preferia jogar só com 10 homens que esperar por um jogador que está atrasado para o autocarro.

Quando perdermos será feriado nacional.

Quando vou a uma conferência de imprensa antes de um jogo, na minha cabeça, o jogo já começou.

Se eu quisesse um trabalho simples teria ficado em Portugal. Lá temos belas cadeiras azuis, a Champions League, Deus e depois, logo a seguir a Deus, eu.

Se fizessem um filme sobre a minha vida, acho que deviam por o George Clooney a interpretar-me. Ele é um ator fantástico e a minha mulher também acha que ele seria perfeito.

Se tens um Bentley e um Aston Martin em casa, se sais sempre só com o Bentley e deixas sempre o Aston Martin na garagem, só podes ser um pouco estúpido.

Se um clube decidir despedir-me porque houve maus resultados é parte do jogo. Se acontecer eu vou ser milionário e conseguir outro clube uns dois meses depois.

Se vocês não falam com o meu adjunto, eu também só falo com os vossos diretores.

Só respondi que, se ele não me compreendia, tinha que fazer um teste de QI.

Só tive um problema com o Cristiano, muito simples, muito básico e foi de um aspeto tático que reparei. Disse-lhe que melhorasse. E na altura ele não levou muito a bem porque talvez pensa que sabe tudo e que o treinador não consegue ajudá-lo a desenvolver mais.

Sou um português que não quer regressar. Não quero trabalhar em nenhum clube português, não quero viver em Portugal. Mas sou um português que gostava de fazer algo importante pelo país com as minhas capacidades.

Também cortei o cabelo para influenciar os jovens, que estão no Chelsea e na equipa de reservas, a terem um cabelo mais apropriado, sem rastas e outros penteados que eles apresentam.

Todas as vezes que defronto o Pep acabo o jogo com 10 homens. Deve ser alguma regra da UEFA.